SAÚDE – Dengue, resfriado, gripe ou Covid? Saiba diferenciar sintomas e confira a orientação médica

Uma matéria publicada pelo Jornal Extra nesta terça-feira (20), mostra que um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro atesta que o estado está com seis vezes mais casos de dengue do que o limite máximo esperado para este período do ano, de acordo com a série histórica. Redes particulares também estão com uma alta demanda de pacientes.

Foto: Reprodução/Jornal Extra

No entanto, a matéria retrata que postos, clínicas e hospitais estão lotados também devido a outros tipos de diagnóstico. Covid, Influenza (gripe) e resfriado têm provocado confusão nos pacientes, já que alguns sintomas são parecidos. Em entrevista ao EXTRA, o médico Matheus Marschhausen, clínico-geral, ajuda a diferenciar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

“Em relação aos sintomas, se falarmos de maneira geral, gripe, dengue e Covid envolvem cansaço, mal-estar e dor no corpo. Mas há diferenças pontuais. Dengue começa com febre alta, sem outro sintoma muito claro associado. Geralmente, não tem sintoma respiratório, dá febre alta, dor no corpo. Quando a gente fala de Covid, Influenza e resfriado, aí vêm os sintomas respiratórios. Mas o resfriado tem sintomas mais brandos. A febre pode aparecer ou não e a resolução é mais rápida. Covid e Gripe (Influenza) têm quadro mais arrastado, cansaço mais comum, tosse seca. A febre pode ser alta ou baixa, isso pode variar. É importante lembrar que a dengue pode apresentar febre associada a dor no corpo, presença de manchas e/ou dor abdominal. Lembrando que é sempre importante procurar um especialista e evitar a automedicação”, diz o profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *