A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) divulgou em seu site a Operação Carnaval 2024, que segue até o dia 18 de fevereiro. A expectativa é de que 80 mil passageiros e 15 mil veículos circulem pelos terminais da Ponta da Espera e Cujupe durante o período.

Filas de passageiros e veículos em ferryboat (Foto: Reprodução)
De acordo com a nota, para garantir a fluidez do embarque e desembarque de ferryboats, a Emap programou até 22 viagens por dia em cada terminal nos dias 8, 9, 10, 14, 15 e 18 de fevereiro. Nos demais dias, serão 11 viagens diárias por terminal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OUTRA REALIDADE – Com a baixa do ferryboat Zé Humberto, que saiu de circulação por não corresponder com requisitos básicos como segurança e desempenho na navegabilidade, a “frota naval” da Emap para a travessia entre São Luís (Ponta da Espera) e Alcântara (Cujupe) está, sobremodo sacrificada, com apenas duas ou três embarcações em operação.
O sufoco dos usuários do transporte aquaviário nesta rota aumenta, principalmente neste período, em que a movimentação de passageiros e veículos chega a triplicar em função do Carnaval de cidades da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental. Outro fato que fundamenta os transtornos neste modal marítimo é que não está sendo realizada a venda antecipada de passagens de ferryboat.
FILAS – Deste modo, as intermináveis filas, nos dois sentidos da travessia marítima, são dadas como certas. Tanto é assim, que a Emap divulgou o filômetro, onde os interessados poderão ter conhecimento sobre o movimento nos terminais. Resta saber se essa novidade vai funcionar na prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
