O prefeito Eduardo Braide assinou, na quarta-feira (17), termo de cooperação que celebra o convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana de São Luís. O documento legitima e descreve as ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores, além de indicar as políticas públicas voltadas para a sua manutenção e dos espaços públicos que as abrigam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O plano de arborização de São Luís será fundamental para dar o direcionamento das nossas ações em toda cidade. Além de todo o diagnóstico que vai ser feito e toda parte técnica, nós queremos despertar o sentimento de envolvimento e de pertencimento dos moradores de São Luís com a preocupação em tornar nossa cidade mais verde. A população também precisa estar presente. O pontapé será dado pela prefeitura, juntamente com a universidade e os técnicos com o Plano Municipal de Arborização, mas a cidade precisa abraçar a ideia da arborização, participar dela e respeitá-la”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.
O Plano Municipal de Arborização pauta a Política da Paisagem, uma obrigatoriedade legal do Plano Diretor do Município de São Luís. Desta forma, o plano deverá ser utilizado como instrumento para definir o planejamento, implantação e manejo da Arborização urbana do município.
“É muito gratificante para nós, saber que temos um prefeito que tem a preocupação de fazer um planejamento, de saber aonde a cidade quer chegar e de onde queremos que ela chegue, sempre de um modo participativo, estando dentro das comunidades, conscientizando sobre a importância de termos uma cidade sustentável e inteligente”, enfatizou a secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires.
O início da tratativa para a elaboração do plano ocorreu há cerca de quatro meses, transformando-se em uma rede de pesquisa, envolvendo mais de 20 pesquisadores além de estudantes de graduação e pós-graduação da UEMA, proporcionando uma união do papel social da Prefeitura de São Luís com o da Universidade. O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (IMPUR), esteve à frente do processo, conduzindo o planejamento dessa ação estratégica, sendo responsável pelas articulações que culminaram na assinatura do Convênio.
“Hoje é um dia histórico em que São Luís vai ganhar um Plano de Arborização Urbano. Esse plano vai fazer primeiro um inventário, detalhado, apontando o que nós temos no município de São Luís, quais são e quantas são as árvores existentes na cidade. Depois, ele vai promover o plantio de novas árvores. A ideia é saber o que plantar e onde plantar. Esse convênio com a Uema é algo inédito, uma vez que São Luís nunca teve um Plano de Arborização, e isso vai mudar, com certeza, a situação ambiental da cidade”, enfatizou o diretor do Impur, Walber Filho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE