SEMAS/RAPOSA – Roda de conversa é realizada na Escola Rural Boa Esperança para conscientizar estudantes sobre saúde e cidadania

Na tarde de segunda-feira (11), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Raposa (NUCA) e a Comissão intersetorial do Selo Unicef, promoveu uma roda de conversa na Escola Rural Boa Esperança. O objetivo foi conscientizar os alunos do 8º e 9º ano sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Na oportunidade, também foi dialogado com os alunos, assuntos relacionados ao combate ao racismo, violência doméstica e empreendedorismo jovem. O evento, realizado na quadra da escola, contou, ainda, com a colaboração das Secretarias de Saúde (SEMUS) e Educação (SEMED).

O início do encontro foi conduzido pelas enfermeiras Jusidalva e Camilla, que atuam na Unidade Básica de Saúde da Vila Boa Esperança. As profissionais ministraram palestras educativas voltadas à campanha Dezembro Vermelho, com o intuito de sensibilizar os adolescentes sobre a necessidade da prevenção de DSTs. As enfermeiras destacaram a relevância do autocuidado e da informação como ferramentas fundamentais na promoção da saúde.

Em seguida, os advogados Wagner Rosa, Kelly Serra e Erica Verde, realizaram dinâmicas envolvendo questões cruciais para o desenvolvimento dos adolescentes. O advogado Wagner Rosa, que participou ativamente das dinâmicas, ressaltou a importância do encerramento das atividades do Selo Unicef neste ano de 2023.

“As dinâmicas foram estruturadas de forma a envolver os estudantes, estimulando o diálogo e a reflexão sobre essas questões sociais. A abordagem multidisciplinar do evento reflete o compromisso da administração municipal em oferecer uma educação integral, indo além do ensino tradicional e englobando temas que impactam diretamente na formação cidadã dos jovens. A Prefeitura reafirma assim, seu comprometimento com a promoção da saúde, igualdade e cidadania entre os adolescentes do município”, destacou o advogado Wagner Rosa.

Messias Lisboa, coordenador do Selo Uinicef em Raposa, ressaltou a relevância dos temas abordados, incluindo questões como o combate ao racismo, a promoção de oportunidades para o empreendedorismo juvenil e a prevenção da violência doméstica. “O NUCA é uma peça fundamental, trabalhando diligentemente para despertar uma consciência crítica em nossos adolescentes”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *