Foi inaugurado na sexta-feira (1), na cidade de Pinheiro, o Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino, que irá atender mais de 50 municípios da Baixada Maranhense e sudoeste do estado. A previsão é que sejam realizados cerca de 4 mil atendimentos por mês. A casa de saúde é a primeira unidade do Hospital Aldenora Bello fora de São Luís. O hospital foi viabilizado por uma articulação do senador Weverton junto com a bancada federal maranhense.
Partiparam da inauguração o senador Weverton Rocha (PDT-MA), acompanhado de sua esposa Samya Rocha, o ministro das Comunicações Juscelino Filho, a senadora Ana Paula Lobato, o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estou muito feliz em participar deste momento e de ter viabilizado junto à nossa bancada os recursos para que este sonho, que vai salvar vidas, se tornasse realidade. Nossa gratidão ao trabalho incansável da Fundação Antonio Dino para levar atendimento a quem precisa”, disse Weverton Rocha.
Inicialmente serão oferecidos no local os serviços de imagens, como mamografia, tomografia, raios-X e ultrassonografia, consultas e quimioterapia, atuando em tratamentos de áreas médicas mais comuns, como urologia, ginecologia e região da cabeça e pescoço.
O vice-presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares, agradeceu a todos pela parceria e explicou que vêm sendo desenvolvidos vários projetos de combate, prevenção e descentralização do tratamento oncológico no estado.
“Este é um momento muito especial. É a primeira unidade do Aldenora Bello fora de São Luís. Esperamos com isso dar maior conforto e agilidade no atendimento de quem precisa e diagnosticar a doença no início, o que facilita o tratamento e cura. O hospital em Pinheiro dá início a essa descentralização. Em breve, novas cidades receberão novos hospitais”, disse Antonio Dino.
CAPELA – Um momento de emoção na cerimônia foi a entrega que Samya Rocha fez de uma imagem de Nossa Senhora das Graças para a capela do Hospital. A imagem havia sido prometida por Samya no lançamento da pedra fundamental.
“Numa das visitas que fiz no Aldenora Bello vi que a capela de lá é um lugar onde as pessoas vão para renovar suas formas e sua fé nessa luta. Que a imagem de Nossa Senhora das Graças seja abrigo, conforto e renovação da fé”, disse Samya Bernardes Rocha.
HOSPITAL– A construção do hospital foi viabilizada por articulação do senador Weverton Rocha junto à bancada federal maranhense, que destinou R$ 25 milhões em emendas para a obra. Quando for concluído o Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino contará com 51 leitos, mais cinco de emergência, oito consultórios médicos com pelo menos 12 especialidades e seis leitos de UTI, além de emergência oncológica, Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro cirúrgico com 6 salas, quimioterapia, serviço de imagem completo e equipe multidisciplinar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE