Sebrae e Prefeituras Locais unem forças para transformar o Polo Munim em um epicentro de aventuras e descobertas. Festival reúne programação diversificada e atrativos de rara beleza.
Com mais de 80 atividades durante quatro dias, o Festival de Turismo de Aventura deste ano promete levar os visitantes a uma jornada emocionante por seis municípios maranhenses: Rosário, Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Morros. O evento, que está em sua segunda edição, não é apenas uma celebração da aventura, mas também uma iniciativa estratégica para integrar o Polo Munim em um circuito esportivo e turístico único. Com a natureza exuberante como pano de fundo, o festival visa atrair novos visitantes e fortalecer a economia local, destacando o potencial turístico da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As belezas naturais locais são os grandes atrativos. São ruínas seculares, cachoeiras, rios e riachos de águas cristalinas, além de um litoral praticamente intocado em que os exploradores terão oportunidade de desbravar e realizar circuitos esportivos. O Sebrae e as prefeituras locais estão promovendo o Festival com propósito principal de trazer para a região alternativas de desenvolvimento, beneficiando os negócios locais, como enfatiza o Gerente da Unidade de Negócios Lençóis-Munim, David Amorim. “Percebemos que tem todo um potencial envolvido com pousadas, restaurantes, mas muitas pessoas ainda não conhecem. O evento vem promover o turismo local para que a população conheça e desfrute da região do Munim”, disse ele.
Riquezas Históricas e Naturais – A região do Munim, a apenas 60 km da capital São Luís, é um tesouro escondido com mais de 400 anos de história. As cidades preservam elementos naturais, culturais e históricos que surpreendem a cada esquina. Além disso, como berço do sotaque do Bumba-meu-Boi de Orquestra, a região oferece uma cultura vibrante.
Rios como Itapecuru, Munim e Una, a estação ferroviária de Rosário, comunidades tradicionais e uma gastronomia singular são apenas alguns dos destaques que aguardam os visitantes.
Na programação, destaque para os passeios turísticos, corrida de rua em Rosário, corrida de Ciclismo Mountain Bike em Axixá, Campeonato de jet-ski em Cachoeira Grande, Downwind Kite Surf, entre outras atividades esportivas. O Festival também conta com uma vasta programação cultural e gastronômica entre os municípios.
Confira a programação com destaque por Município:
ROSÁRIO:
- 7 de dezembro:
- 8h às 17h: Passeio turístico
- 17h30: Abertura oficial
- 8 de dezembro:
- 6h: Corrida de Rua 5Km
- 9h às 17h: Passeio Náutico
- 9 de dezembro:
- 16h às 22h: Feirinha Cultural e Gastronômica de Rosário
AXIXÁ:
- 8 de dezembro:
- 7h: Corrida de Ciclismo Mountain Bike
- 9 de dezembro:
- 11h: Downwind Kite Surf
PRESIDENTE JUSCELINO E CACHOEIRA GRANDE:
- 9 e 10 de dezembro:
- Campeonato de jet-ski em Cachoeira Grande
- 10 de dezembro: Trilha do Cicloturismo
MORROS:
- 8 de dezembro:
- 8h: Passeio Turístico Integrado Axixá́ e Morros
- 15h: Passeio de Canoa pelo Rio Munim
- 17h: Festival da Mangaba
- 9 de dezembro:
- 6h: Corrida Corre Munim
- 9h: Passeio Cachoeira do Arruda
- 9h: Passeio de Canoa pelo Rio Munim
- 10h: Boia Cross com Pará
ICATU:
- 8 de dezembro:
- 16h às 22h: Feira Gastronômica e Cultural
- 9 de dezembro:
- 9h: Passeios Balneários
- 11h: Downwindi Kitesurf
- 13h: Apresentação de Capoeira
- 16h às 22h: Feira Gastronômica e Cultural
- 16h: Torneio de Beach Tênis
- 17h: Apresentação do Tambor de Crioula
- 10 de dezembro:
- 7h: Cavalgada
- 7h: Cicloturismo Pedala Icatu
- 9h: Passeio Boca da Mata e Praia de Santa Maria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE