TRÂNSITO “ENCALHAUDO” – Construção de viaduto na rotatória do Calhau teria mais sentido que o “Elevado da Litorânea”

Está a todo vapor o serviço de fundação das estacas para construção de um elevado na Avenida dos Holandeses, no acesso à Avenida Litorânea. O viaduto, que terá cerca de 200 metros de extensão com 20 metros de vão livre, tem sido motivo de polêmica e críticas por parte de quem conhece bem “outros gargalos” existentes no trânsito da cidade de São Luís.

Canteiro de obras do Elevado Litorânea/Holandeses (Reprodução)

A menos de dois quilômetros de distância desse canteiro de obras, por exemplo, está a rotatória do Calhau com seus constantes engarrafamentos. Tanto que nos horários de pico, agentes de trânsito é que tentam dar fluidez ao pesado tráfego de veículos nessa confluência de movimentadas vias públicas da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Situação parecida acontece na rotatória da Cohab, que interliga as avenidas São Luís Rei de França, São Sebastião e Jerônimo de Albuquerque, onde lentidão e congestionamentos exigem elevadas doses de paciência e tomam o tempo dos condutores de veículos. Vale lembrar que em 2021, a Agência Estadual Metropolitana da Grande São Luís (Agem) anunciou a retirada da rotatória para implantação de um cruzamento de vias dotado de conjunto semáforo, mas nada que tenha saído do papel.

No entanto, é a área Itaqui-Bacanga que mais carece de uma intervenção do Governo do Estado para facilitar a mobilidade das pessoas que moram, trabalham ou estudam na região. Isso porque todos dependem exclusivamente da Barragem do Bacanga para chegar à região central da cidade, por meio rodoviário.

A construção de uma ponte sobre o Rio Bacanga ligando essas duas importantes áreas da capital maranhense seria vista com olhares mais simpáticos e de aprovação popular. Seguramente, bem mais que essa “trepeça” que está sendo feita na entrada da Litorânea.

ELEVADO DA LITORÂNEA – Sob a responsabilidade do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a construção do Elevado Litorânea/Holandeses está orçada em R$ 10.592.197,41 e será executada no prazo de 150 dias. De acordo com a Sinfra, o viaduto vai dar mais fluidez ao trânsito em toda a região, garantir mais segurança para motoristas e pedestres e facilitar o acesso a um dos pontos mais movimentados da orla da capital, garantindo ainda o desenvolvimento econômico e do turismo local

Com isso quem trafega na Avenida dos Holandeses no sentido Ponta d’Areia seguirá por cima do viaduto e quem vier no sentido contrário seguirá por via subterrânea. Assim o trânsito fica totalmente livre na Holandeses e também para quem está entrando ou saindo da Litorânea no cruzamento das duas avenidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *