36 DIAS FORA DO BRASIL – O Globo mostra Lula pelo “globo”: 10 viagens internacionais em 200 dias no poder

De O GLOBO

Uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva há 200 dias, desde que seu terceiro mandato começou, é pôr a política externa de volta nos rumos históricos, após quatro anos de descarrilamento. Desde então, foram recordes dez viagens ao exterior, passando por 15 países e quatro continentes. O retorno à cena internacional, contudo, coabita com saias-justas que vão da Venezuela à guerra na Ucrânia, razão de desconfortos entre o petista e o presidente do Chile, o também esquerdista Gabriel Boric.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Foto/Reprodução

Lula chegaria nesta quarta à noite da cúpula entre a União Europeia (UE) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Bruxelas, após fazer uma escala em Cabo Verde, que apesar da brevidade foi suficiente para gerar polêmica. A viagem inaugural de Lula, em janeiro para Buenos Aires, havia sido para marcar seu retorno à Celac, do qual o então presidente Jair Bolsonaro havia tirado o Brasil em 2019.

Arte: Reprodução/O Globo

Com pouco mais de seis meses no poder, Lula passou cerca de 36 dias, ou 18% do tempo no exterior. No mesmo intervalo, Bolsonaro foi a seis nações, quase todas com governos aliados, incluindo sua viagem inaugural para o Forum Econômico Mundial, na suíça Davos, onde seu discurso que consumiu menos de sete dos 30 minutos alocados foi visto como um fiasco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *