CONTRA A VONTADE POPULAR – A insistência antiga e “oficial” de trocar o nome do Complexo Esportivo Castelão, em São Luís

A tentativa desenfreada de mudar o nome do principal centro esportivo do Maranhão, um dos maiores e mais equipados do norte e nordeste do Brasil, não é de agora. Inaugurado no início da década de 1980 pelo então governador do Maranhão, João Castelo Ribeiro Gonçalves, o Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz (São Luís) é considerada uma das marcas registradas do governo “Um grande Maranhão para todos”, gerido por Castelo em tempos áureos vividos e convividos em ‘terras gonçalvinas’.

Vista aérea do Complexo Esportivo Castelão (Foto Reprodução)

Todavia, por vezes, parte da chamada “grande mídia” do Maranhão, atrelada a interesses políticos- particulares, divulgou e continua divulgando o Ginásio Castelinho com um outro nome, cuja memória, evidentemente, merece todo o respeito. Em seguida, “deram” outra nomenclatura ao gigantesco parque esportivo, enaltecendo, também em memória, com todo respeito, um maranhense que brilhou nos gramados nacionais, em décadas passadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

É salutar reconhecer essas homenagens, visto que à época, João Castelo ainda transitava no plano terrestre, como uma das figuras mais emblemáticas e reconhecidas da política do Maranhão e do Brasil. No entanto, o ex-deputado, ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de São Luís, Castelo, faleceu em 11 de dezembro de 2016. Por isso, retomar o nome pioneiro do Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz, agora em memória ao seu idealizador e construtor, seria uma homenagem mais do que justa.

Até porque, o estádio de futebol, mesmo tendo todas as placas alusivas à sua inauguração, arrancadas durante um reforma, em um dos governos Roseana Sarney, o povo continua chamando o gigante de concreto de Castelão e o ginásio esportivo, continua sendo denominado, popularmente, como Castelinho.

Transformar tudo no que originalmente era, é só uma questão de reconhecimento, boa vontade e boa fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *