Tenente do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Maranhão (BPRv), Edisio Loiola, falou sobre a temática
Agência Assembleia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós conseguimos perceber porque há cinco anos, quando fazíamos as operações de Lei Seca, tínhamos um número bastante elevado de condutores flagrados. E a gente percebe nas operações que realizamos hoje que esse total de condutores flagrados, que fazem o teste, reduziu bastante. Então, vemos essa conscientização, principalmente da população ludovicense”, disse.
O tenente Loiola também atribuiu essa redução à grande quantidade de ações educativas realizadas nos últimos anos e a intensificação das fiscalizações. E explicou um pouco sobre o processo de organização das blitzes, como é feita a escolha dos locais e quais as estratégias utilizadas para evitar que condutores fujam das abordagens.
O militar ressaltou que os condutores que se recusam a fazer o teste, assim como aqueles que fazem o teste e têm o consumo de bebida detectado sofrem punições, como multa no valor de R$2.900,00 e, em alguns casos, apreensão do veículo.
A Lei nº 11.705/2008, aprovada em 2008, ficou mais conhecida como ‘Lei Seca’ por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado, trazendo mudanças nos hábitos da população.
O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).