ÁGUAS DE MARÇO – Brandão visita municípios atingidos por enchentes no interior do Maranhão

Não bastasse os transtornos provocados pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias na Ilha de São Luís, no interior do Maranhão a situação é mais grave ainda. Dezenas de municípios sofrem com enchentes provocadas pelas cheias de rios em decorrência do período chuvoso.

Vista aérea da cidade de Pinheiro (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Diante do quadro emergencial, nesta terça-feira (21), o governador Carlos Brandão visita cidades castigadas pelas fortes chuvas, principalmente as situadas nos vales do Mearim, Itapecuru e Pindaré. Situação parecida atinge municípios da Baixada Maranhense, como é o caso de Pinheiro, que está com seus campos com nível de água fora do normal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

O governo estadual, através da Defesa Civil, já mapeou os pontos mais críticos e também contabiliza o número de desalojados e desabrigados. A distribuição de cestas básicas, produtos de higiene e limpeza e colchonetes também faz parte da força-tarefa que visa minimizar o sofrimento de pessoas residentes em regiões ribeirinhas, onde a situação é mais delicada

O Maranhão totaliza 33 municípios em estado de emergência, as situações foram determinadas por meio de um primeiro decreto estadual na qual foram incluídas as quatro cidades da Grande Ilha, enquanto em um segundo decreto assinado pelo governador foram incluídas mais 20. Em outras nove cidades a situação de emergência foi decretada pelas gestões municipais, incluindo Afonso Cunha e Lago da Pedra, contempladas no segundo decreto estadual.

As 20 cidades incluídas no segundo decreto estadual são: Afonso Cunha; Alto Alegre do Pindaré; Barreirinhas; Buriti; Coroatá; Esperantinópolis; Governador Nunes Freire; Graça Aranha; Grajaú; Lago da Pedra; Pedreiras; Pinheiro; Poção de Pedras; Santa Inês; Santa Luzia; Santo Antônio dos Lopes; São João do Caru; Trizidela do Vale; Tuntum e Zé Doca.

Em estado emergência a partir dos seus próprios decretos municipais estavam as cidades de Jenipapo dos Vieiras; Joselândia; Conceição do Lago-Açu; Viana; São Benedito do Rio Preto; Barra do Corda; Itaipava do Grajaú; Afonso Cunha; e Lago da Pedra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *