A Escola do Legislativo do Maranhão (Elema) está com inscrições abertas para o curso “Formação Básica em Assessoria Técnico-Parlamentar”, que acontecerá de 14 a 16 de março, das 14h às 17h. O curso é destinado aos servidores da Casa e os interessados podem se inscrever, até o dia 10 de março, pelo número 3269-3716. As vagas são limitadas.
Serão três dias de capacitação sobre temáticas pertinentes ao trabalho de assessoramento parlamentar. Segundo Luis Trabulsi, assistente administrativo da Elema, no momento a maior necessidade da Casa é oferecer treinamento voltado para essa temática, em virtude da nova legislatura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É importante que o servidor participe, uma vez que os cursos servem para sua capacitação, visando uma melhor prestação de serviço na Alema, o que inclui servir bem à população do Maranhão”, afirmou.
No dia 14 março, será abordado o tema “Assessoramento Legislativo, Processo Legislativo e Controle Legislativo”, que será ministrado pelo diretor-geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins, e os consultores legislativos da Casa, Anderson Rocha e Flávio Olímpio.
Já no dia 15 de março, o tema será “Técnica Legislativa”, que será ministrado pelos consultores Wagner Araújo, Guilherme Lima e Ana Elvira. No dia 16 de março, a temática abordada será “CPI e Participação Popular”, que terá como facilitadores Luzenice Martins, consultora-geral da Casa, e os consultores Suzamira Moura e Aristides Lobão.
Outros cursos
Também consta na programação da Elema, ainda neste primeiro semestre, os cursos de “Educação Financeira”, que será aberto ao público, e “Plano de Contratações Anual (Nova Lei de Licitações), destinado aos servidores da Alema. A previsão é que sejam ofertados no mês de abril, com datas a serem definidas.
“A segunda maior demanda é a respeito da Nova Lei de Licitações, em decorrência da sua aplicação, de forma exclusiva, a partir de abril deste ano. Além disso, a Escola do Legislativo cumpre seu papel social de democratização do saber, abrindo vários cursos para que a população participe também, dentre os quais Informática Básica, Oratória, Redação Oficial, Educação Financeira, entre outros”, completou Luis Trabulsi.