A gigante australiana do ramo da mineração BHP Billiton comprou a Oz Mineralz no fim da tarde desta sexta-feira (18) e vai se instalar no município paraense de Canaã dos Carajás, muito em breve. De acordo com o site australiano de finanças Financial Review, a Oz aceitou a proposta de US$ 9,6 bilhões, algo em torno de R$ 34 bilhões; esta é a maior compra feita pela mineradora australiana desde 2011.
A BHP, considerada a maior mineradora do mundo, fez a aquisição da OZ de olho no promissor mercado de cobre no mundo. A OZ, que é a maior mineradora de cobre puro da ASX – bolsa de valores da Austrália – domina o mercado internacional e opera em Canaã dos Carajás desde 2019 e agora dará lugar à BHP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tática da BHP é se apropriar do mercado de minerais do futuro, como o cobre, para atender à descarbonização da economia global nas próximas décadas.
A demanda por cobre deve aumentar muito a medida em que os motoristas comecem a optar por carros elétricos, que necessitam de muito mais cobre do que um veículo tradicional com motor de combustão. Além disso, a corrida do planeta por energias renováveis deve aumentar a demanda pelo metal.
Ainda não há informações sobre como a empresa vai operar em Canaã. Mas a expectativa é de mais investimentos, geração de mais empregos e um plus nas receitas públicas.
A BHP chega com força para ser uma das maiores rivais da toda poderosa Vale, no Pará. (Via site Gazeta de Canaã)