SOMENTE “ONE BUS” – Seis anos se passaram e o BRT nunca foi implantado na Estrada do Araçagy

O sonho de ter o modal BRT (Bus Rapid Transit) trafegando pela rodovia MA-203, na Região Metropolitana de São Luís, acabou virando pesadelo para comerciantes e moradores dessa área da Ilha. Após seis longos anos de turbulência, transtornos e desconforto e desperdício de dinheiro público, com adequações na via estadual conhecida como Estrada do Araçagy, para implantação do tal “transporte de massa”, o que se tem hoje é um trânsito confuso, perigoso e prejudicial para quem mora ou tem negócios na região.

Layout de como seria o modal BRT (Reprodução)

A geometria do que seria um corredor expresso não permite que o tráfego de veículos, nos dois sentidos, flua com agilidade nos horários de pico. O excesso de conjuntos semáforicos, as pistas estreitas e os retornos “espremidos” no canteiro central da rodovia transmite  para motoristas e pedestres a sensação de insegurança e de risco constante de acidentes.

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Geometria complicada da Estrada do Araçagy (Foto: Reprodução)

Duas faixas em concreto margeadas pelo canteiro, que seriam destinadas para a circulação do BRT, hoje é exclusiva para algumas linhas de ônibus e para um tal “Expresso do Trabalhador”, que deu lugar ao questionado modal. O descabimento é tanto, que a “nova” Estrada do Araçagy, obra essa gerenciada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), foi entregue ao público sem nenhuma solenidade de inauguração.

BRT deu lugar ao Expresso do Trabalhador (Foto: Reprodução)

Vale lembrar que o Expresso do Trabalhador segue da Estrada do Araçagy para a região central de São Luís, com passagem pela Avenida Litorânea, com bilhete gratuito aos usuários, servindo de maneira razoável. No entanto, o número de acidentes de trânsito nesse trecho da MA-203 aumentou consideradamente.

 

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