A 38ª e última rodada do Brasileirão tem grande importância para 12 dos 20 clubes. Todos entram em campo nesta quinta-feira, às 21h30, para encerrar suas trajetórias no torneio nacional. Como o título já está definido depois que o Atlético Mineiro sagrou-se bicampeão com antecedência, as principais disputas na rodada derradeira do certame são a briga pelas últimas vagas na Libertadores 2022 e Copa Sul-Americana, que inclui Santos e São Paulo, e a luta para escapar do rebaixamento. O protagonista deste calvário é o Grêmio, por um fio de descer à Série B pela terceira vez em sua história.

Grêmio a um passo da Série B (Foto Gazeta Press)
Será uma quinta-feira triste ou de alívio para Bahia, Cuiabá, Grêmio ou Juventude. Dois deles serão rebaixados e se juntarão a Chapecoense e Sport. Na parte de cima, há oito candidatos para as últimas três vagas da Libertadores 2022 – uma para a fase de grupos e duas para as etapas préliminares. Os que não forem à principal competição do continente jogarão a Sul-Americana, com exceção do 16º colocado e dos quatro rebaixados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Grêmio poderia ter caído na 36ª rodada, mas ganhou sobrevida ao superar o São Paulo, empatar com o Corinthians e ser beneficiado com a derrota do Juventude no Morumbi. Porém, a possibilidade de o clube gaúcho jogar a segunda divisão nacional pela terceira vez ainda é grande. O time de Vagner Mancini, 18º colocado, com 40 pontos, precisa vencer o campeão Atlético-MG, que vai atuar com reservas, e terá de torcer para que Bahia e Juventude percam. Os dois somam 43 pontos e ocupam 16ª e 17ª posições, respectivamente.
“Enquanto há esperança, nós vamos lutar. Dependemos de alguns resultados, mas o Grêmio ainda tem chance. Eu acredito muito nisso ainda”, disse o técnico Vagner Mancini, ainda esperançoso. (Do Portal Terra)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
