A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Núcleo de Endemias, está realizando uma capacitação para os profissionais da saúde sobre a doença Leishmaniose. A campanha “Raposa Contra o Calazar” visa ajudar os profissionais a desenvolverem ações de medidas de prevenção da doença no município.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Médica veterinária e coordenadora do programa, Tatiane Aranha, alerta que a doença é causada por um protozoário transmitido pelo Flebotomíneos (Mosquito Palha ou Birigui), que tem como um dos principais hospedeiros o cão doméstico. Mas ressalta que a doença também atinge humanos.
Em humanos os sintomas são: febre, distensão abdominal (aumento do baço e fígado), fraqueza, diarreia, e emagrecimento progressivo.
Nos animais: perda de peso, lesões na pele, orelha e focinhos e aumento das unhas.
Atualmente o município não realiza teste de calazar, entretanto a Tatiane Aranha relata que “ a ideia é estruturar as Unidades de Vigilância em Saúde para trazer o tratamento humano para a cidade e a realização dos testes em animais em um futuro próximo, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE