Desde quando deixou o Palácio dos Leões no final de 2014, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) passou a se dedicar aos afazeres familiares e participar de reuniões com seus amigos mais chegados. Em 2018, Roseana experimentou uma fatídiga derrota eleitoral, como candidata ao governo do Maranhão, ocasião em que conquistou apenas 30% dos sufrágios contra mais de 60% dos votos obtidos por Flávio Dino, reeleito com folga na ocasião.

Roseana Sarney: popularidade acima dos 20 (Foto Reprodução)
Depois disso, Roseana Sarney pouco falou de política, mesmo sendo cortejada por aliados e simpatizantes para participar ativamente da política partidária estadual. Em 2020 “analistas” chegaram a cogitar o nome da ex-governadora como candidata a prefeita de São Luís, mas nada que empolgasse Roseana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defensora incondicional da cultura popular maranhense, com ênfase para o carnaval e festejos juninos, Roseana mantém seu nome aceso, tal qual fogueira de São João, para disputar a principal cadeira do Palácio dos Leões em 2022. Pelo menos, é o que aponta uma pesquisa encomendada e divulgada neste domingo pelo Jornal Pequeno. A enquete assinada pelo Instituto DataIlha mostra Roseana na frente de dois senadores, de um vice-governador, de um deputado federal e de um prefeito, todos com mandatos em curso.
A resistência popular de Roseana Sarney, mais uma vez é provada e comprovada em estudo de campo. A questão é saber por quanto tempo a defensora de todos os sotaques do bumba-meu-boi manterá a fogueira (ops) a chama acesa, para clarear o seu caminho de volta ao Palácio dos Leões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
