Além das sete BRs, o Mapa Rodoviário do Maranhão exibe dezenas de rodovias estaduais, chamadas MAs, cortando o Estado em todos os sentidos e ligando por terra todos os municípios maranhenses. Ocorre que nem todas estas cidades estão contempladas com acessos que garantam segurança e conforto a seus usuários.
Na própria Ilha de São Luís, algumas destas rodovias estaduais não são dotadas de um eficiente sistema de drenagem e isso é fator de perigo constante, principalmente, no período chuvoso. Por isso, não é pouco o número de acidentes provocados por aquaplanagem (excesso de água na pista) e esse desastroso quadro se estende pelas MAs que cruzam o estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que muitas dessas rodovias têm como “vizinhos” rios, riachos e córregos que seguem seus cursos sob pontes e bueiros. Em algumas situações, a passagem fluvial é inadequada ou incapaz de suportar a carga de água na estação chuvosa e a tendência natural é o rompimento e “corte” das estradas.
Na madrugada desta quinta-feira (18), um trecho da MA-012 se rompeu em razão das fortes chuvas entre as cidades de Esperantinópolis e São Roberto, no interior do Maranhão. Uma caminhão de grande porte ficou “prndurado” na imensa cratera formada pelo rompimento de um bueiro.
Outra situação comum na malha viária estadual é a buraqueira. Buracos e mais buracos terminam por prejudicar o tráfego de veículos e também contribuem para acidentes. Basta tomar como exemplo a rodovia MA-342 que deveria ligar com segurança os municípios de Igarapé do Meio e Monção.