O prefeito Eudes Barros reuniu-se na manhã de quinta-feira (04) com a equipe da Saúde para debater plano de contingência em combate a Covid-19, em razão do crescente aumento de casos no Estado. Na ocasião, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Lúcia Carvalho; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lucinete Albuquerque, além dos dirigente da Coordenação Epidemiológica, da Vigilância de Saúde e Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O foco principal do encontro foi apresentar a atual situação da pandemia, e traçar estratégias urgentes para combater a proliferação do coronavírus. Atualmente, a Raposa totalizou até, terça-feira, 02 de fevereiro de 2021; 310 casos de pessoas infectadas pelo vírus; 1.750 notificados; óbitos 14; recuperados 285; em isolamento 11; suspeitos 459; descartados 981, uma situação alarmante para as autoridades, que estão preocupadas com a nova variante do vírus que surgiu há quase um mês.
A secretária de Saúde deixou claro que realizará ação na próxima semana para conscientizar a população e alertá-la da importância de não relaxar nas medidas de segurança, como fazer o uso da máscara, lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel e evitar aglomerações.
O munícipio já realiza a aplicação da vacina de combate a Covid-19, entretanto atualmente as vacinas ainda são referentes aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e idosos institucionalizados. Nesse contexto, o prefeito julgou significativa a ampliação dos serviços de conscientização, prevenção e orientação. “Solicitei da secretária e de todos os coordenadores, empenho, atenção, e que leve o conhecimento a nossa cidade da atual realidade. O poder público tem que fazer a parte dele, mas a sociedade civil também tem que fazer a sua parte”, disse Eudes Barros.
É importante destacar que a intenção dos gestores não é prejudicar a população, pelo contrário, é preveni-los, como narrou a presidente do Conselho de Saúde, Lucinete Albuquerque.
Na quarta-feira (03), a secretária de Saúde esteve em uma reunião com o secretário de Recursos de Direitos Humanos, na qual ele pontuou a necessidade de fazer um mapeamento dos índios Tremembé que existem na Raposa, para inseri-los na etapa de vacinação.
Se você apresenta os sintomas da Covid-19, como febre, tosse seca e fadiga, perda de olfato e paladar, dor de cabeça, procure a Unidade Mista de Saúde, Drª Nemércia Dias Pinheiro, ou a Unidade Básica de Saúde do Inhaúma para realizar o teste rápido.