O jeito falastrão de Jair Messias Bolsonaro que, nunca foi surpresa pra ninguém, poderia render aos grandes grupos de comunicação do Brasil, robustas fatias do bolo da publicidade institucional do seu governo. Acontece que o presidente da República prefere usar a receita do improviso, tendo como instrumento, os microfones do batalhão de jornalistas que ficam plantados diariamente na ‘grade’ dos palácios do Planalto e Alvorada e assim, fazer o merchandising do seu jeito próprio de governar o Brasil.
Nesse ‘púlpito improvisado’, literalmente, sem máscara em tempos de pandemia, Bolsonaro sempre usou uma linguagem dosada de trocadilhos e metáforas, muitas vezes, com respostas ríspidas, de acordo com o que lhe é perguntado ou questionado. Ocorre que, tudo o que ele fala é filtrado e peneirado, para somente depois, ser divulgado por boa parte das emissoras de rádio e TV, sites e jornais, de acordo com uma linha editorial quase que corporativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Observa-se que, a partir desse ponto, na maioria das vezes, a imagem de Jair Bolsonaro é levada à opinião pública de forma depreciativa, onde até mesmo uma ‘tosse seca’ do presidente vira risco de contaminação viral. Basta lembrar de sua volta dos Estados Unidos ao Brasil, ocasião em que a mídia nacional tentou plantar a possibilidade de Bolsonaro ter sido contagiado pelo coronavírus na ‘Terra do Tio Sam’.
O fato é que, em meio aos laranjais da vida, à portaria de um condomínio no Rio, ao assassinato de vereadora, ao teste para a covid-19 e até mesmo à tentativa de apreensão de seu aparelho celular, o causador de aglomerações, descumpridor do isolamento social, o não usuário de máscara, o ‘interventor’ da Polícia Federal e dono de uma linguagem sem meias-palavras e cheia de palavrões, Jair Messias Bolsonaro segue firme. Apesar das sistemáticas ‘pisas’ e ‘tacas’ diárias promovidas por boa parte da grande imprensa brasileira, como uma massa para bolo, a gestão do presidente segue crescendo e ganhando consistência, como uma bem batida massa com fermento na dosagem certa. Um “bolosonaro” que deu bolo num bolão de oportunistas…
SEXTA POPULAR – Depois de três sextas-feiras quase que consecutivas, em que a mídia se pautou em divulgar a exoneração ou renúncia de três integrantes da equipe do governo Bolsonaro, nesta sexta-feira (22) o que dominou as redes sociais e a imprensa foi o vídeo divulgado pelo STF sobre a reunião ministerial realizada há um mês. No material audiovisual publicizado ontem, pôde-se ver e ouvir que o discurso de Jair Bolsonaro é o mesmo, dentro ou fora de seu gabinete. Valores como Deus, família, cidadania e defesa da pátria foram a tônica da sua fala. Isso lhe rendeu mais popularidade ainda. No momento em que muitos imaginaram o contrário, foi apresentada a cereja do bolo, sob forma da mais pura verdade acima de tudo!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE