Visando melhoria da fluidez do trânsito em alguns pontos de São Luís, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT criou as chamadas “faixas seletivas” para ônibus circularem em algumas avenidas da capital maranhense. Carros de passeio, caminhões e motocicletas passaram a ser proibidos de circular por estes espaços, sob pena de pesadas multas aos condutores que enfrigirem a lei.
Na Avenida Castelo Branco, no bairro São Francisco, por exemplo, onde existem faixas seletivas para ônibus nos dois sentidos, com rigorosa fiscalização eletrônica, essa medida causou o fechamento de várias lojas, devido o fim das vagas para estacionamento nas chamadas “terceiras faixas” do corredor viário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, enquanto carros de passeio ficam impossibilitados de usar a tal faixa destinada ao transporte de passageiros, inclusive táxi, alguns ônibus deixam de trafegar pelas seletivas e seguem viagem pelas faixas convencionais, tirando o espaço a quem é de direito e “travando” o fluxo dos demais veículos. Situação dessa natureza, foi vista na tarde desta segunda-feira (17), na Castelo Branco.
Ora, se existe penalidade para quem usa a faixa seletiva destinada aos ônibus, deveria haver também fiscalização e multa para condutores desse tipo de transporte, que em alguns casos, deixam de circular pelos espaços seletivos para trafegarem por outras faixas das vias.
Com a palavra, a SMTT…