FRANcamente – A pedido do MPMA, liminar suspende posse de de candidata como conselheira tutelar

Atendendo ao pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), uma decisão liminar, proferida em 8 de janeiro, suspendeu a posse de Francisca Pinheiro da Conceição (conhecida como Fran) como conselheira tutelar do município de Paulo Ramos. A posse da candidata ocorreria nesta sexta-feira, 10.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Em 6 de outubro do ano passado, foi realizado em todo o estado o processo de escolha para conselheiros tutelares. Em Paulo Ramos, Francisca Conceição foi a 4ª colocada, eleita com 401 votos.

A determinação judicial é resultado de Ação Civil Pública de Impugnação de Candidatura e Posse com pedido de tutela provisória de urgência, ajuizada em 18 de dezembro de 2019, pelo promotor de justiça Rodrigo Freire Wiltshire de Carvalho. Proferiu a liminar o juiz Rômulo Lago e Cruz.

ILEGALIDADES

A ação do MPMA foi motivada por denúncias relatando prática de boca de urna na Unidade Integrada Nazeu Oliveira Souza e também apontando que o marido da candidata, Carlos Vieira de Sousa, estava transportando eleitores.

Os testemunhos de duas pessoas: Maria da Cruz Silva e Lorena Thaís Silva confirmaram as denúncias.

Maria da Cruz Silva afirmou que o marido de Fran estava abordando eleitores na fila de votação e entregando santinhos da esposa dele. Além de testemunhar também a entrega dos santinhos, Lorena Silva viu o transporte de duas pessoas em uma motocicleta para votar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *