SEM UTILIDADE – Dois imponentes prédios coloniais da Rua Formosa permanecem fechados

Batizada com dois sublimes nomes, Formosa e Afonso Pena, esta movimentada rua do Centro Histórico de São Luís é endereço de vários empreendimentos comerciais e de prestação de serviços, além é claro, de nostálgicas moradias. A Rua Afonso Pena ou Formosa, também tem grande importância como corredor viário alternativo entre o principal centro comercial de São Luís (Rua Grande – Praça João Lisboa) e o Anel Viário, dando ainda, suporte para as comunidades do Portinho e do Desterro.

Ferro de Engomar sem pintura e antiga sede dos Diários Associados, fechados há tempos

Logo no início desta movimentada artéria pública estão dois imponentes prédios coloniais, que por muito tempo foram referência como ponto de encontro de escritores, jornalistas, radialistas, estudantes e comerciantes. Trata-se do imóvel chamado popularmente de ‘Ferro de Engomar’ e do edifício com dois pavimentos superiores, que por décadas serviu de sede para os ‘Diários Associados’ (leia-se a extinta Radio Gurupi e o jornal O Imparcial).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Em 30 de março de 2010, o telhado do Ferro de Engomar desabou e desde então, o imóvel permanece fechado, sem qualquer utilidade, mesmo tendo toda a sua estrutura recuperada. Já o prédio colonial que serviu de escola para boa parte de jornalistas e radialistas de São Luís e do Maranhão, segue trancafiado há anos, sofrendo infiltrações em suas largas paredes e por seus telhados com suas eiras e beiras…

1 pensou em “SEM UTILIDADE – Dois imponentes prédios coloniais da Rua Formosa permanecem fechados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *