Batizada com dois sublimes nomes, Formosa e Afonso Pena, esta movimentada rua do Centro Histórico de São Luís é endereço de vários empreendimentos comerciais e de prestação de serviços, além é claro, de nostálgicas moradias. A Rua Afonso Pena ou Formosa, também tem grande importância como corredor viário alternativo entre o principal centro comercial de São Luís (Rua Grande – Praça João Lisboa) e o Anel Viário, dando ainda, suporte para as comunidades do Portinho e do Desterro.
Logo no início desta movimentada artéria pública estão dois imponentes prédios coloniais, que por muito tempo foram referência como ponto de encontro de escritores, jornalistas, radialistas, estudantes e comerciantes. Trata-se do imóvel chamado popularmente de ‘Ferro de Engomar’ e do edifício com dois pavimentos superiores, que por décadas serviu de sede para os ‘Diários Associados’ (leia-se a extinta Radio Gurupi e o jornal O Imparcial).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 30 de março de 2010, o telhado do Ferro de Engomar desabou e desde então, o imóvel permanece fechado, sem qualquer utilidade, mesmo tendo toda a sua estrutura recuperada. Já o prédio colonial que serviu de escola para boa parte de jornalistas e radialistas de São Luís e do Maranhão, segue trancafiado há anos, sofrendo infiltrações em suas largas paredes e por seus telhados com suas eiras e beiras…
É uma tristeza vê uma obra de arte dessa maguinitudis assim sem utilidades Aida pior fechadas