FOLIA DE RUA – A ‘Máquina’ dá o primeiro grito de carnaval

Há 33 anos a Máquina de Descascar’Alho mostra para a capital que o carnaval no bairro da Madre Deus está firme e forte. O primeiro dia do ano de 2020 é também o dia de dar o pontapé para a temporada pré-carnavalesca em São Luís.

E quando completará 34 carnavais ininterruptos, o grupo se prepara para começar a festa às 17h, no dia 1º de janeiro, na praça Estação da Máquina (Morro do Querosene – Largo do Caroçudo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Começa o Pré-Carnaval de Rua da Madre Deus com a primeira saída da Máquina de Descascar’Alho saudando o ano que está iniciando

O cortejo deste ano será especial, segundo o grupo. Acompanhado do bloco de samba Fuzileiros da Fuzarca, a Máquina de Descascar’Alho percorrerá as ruas do bairro da Madre Deus e ao final do percurso, retornará ao Largo do Caroçudo para fazer o primeiro Tribuna do Samba do ano.

34 anos da Máquina

A Máquina de Descascar’Alho é um grupo nascido no coração do tradicional bairro da Madre Deus, em 1º de janeiro de 1986. O grupo foi idealizado por jovens artistas aglutinando milhares de adeptos à brincadeira.

Tem no gênero as marchas de carnaval, samba, blocos, tambores e afoxés a base de seu repertório, desde interpretação de obras de reconhecidos artistas da esfera nacional a composições próprias e a valorização e resgate de composições maranhenses da ‘velha guarda’ que moravam ou costumavam frequentar o bairro boêmio.

O grupo se consolidou ao longo dos anos, participando de inúmeros festivais e shows na cidade, no circuito Centro e periferia da Ilha, como forma de estabelecer sua expressiva veia musical a fim de alcançar o reconhecimento do público em geral.

Grupo convidado

 O Fuzileiros da Fuzarca é o mais antigo e tradicional bloco carnavalesco do Maranhão e o segundo do Brasil, fundado em 11 de fevereiro de 1936. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, acompanha a Máquina de Descascar’Alho pelas ruas do bairro como forma também de reforçar o primeiro ensaio do grupo.

O bloco, em sua maioria, é composto de pessoas da terceira idade, mas atrai jovens e crianças pela força da sua história cultural. De olho no futuro e na manutenção da tradição, o grupo desenvolve o projeto Fuzileiros do Amanhã, que integra crianças e adolescentes às atividades do bloco.

 

1 pensou em “FOLIA DE RUA – A ‘Máquina’ dá o primeiro grito de carnaval

  1. Que maravilha! Esse é o nosso carnaval verdadeiro.

    Nota: Os Fuzileiros são o bloco mais antigo em evidência, por que vieram outros antes.

    E dia 12 de janeiro teremos o Dia do Caçador, promovido pelo Bloco Os Foliões nas ruas do Centro. O maior baile a fantasia da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *