As “noivas” de Eduardo Braide
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora sim, “podemos” falar da evidência do deputado federal Eduardo Braide, pré-candidato, em dianteira, a prefeito de São Luís. Sim, porque seria necessário um ‘Castelão’ da vida, para abrigar tanta gente que compareceu ou tentou assistir a cerimônia de filiação do parlamentar no ‘Podemos’.
Era gente saindo pelo ralo do hotel que ficou pequeno para abrigar o concorrido evento. Muitos, querendo cumprimentar o “noivo” que, de acordo com as mais diversificadas pesquisas, é o preferido do eleitorado de São Luís.
E são muitas as “noivas pretendentes” de marchar rumo ao altar com o “partidão Dudu”…
******
Natalino “salgou” o vice comunista
O reitor da UFMA, fazendo jus ao período festivo que se aproxima, não quis fazer o papel de ‘Papai Noel’ pra “seu ninga”, nem mesmo para quem no passado alavancou o seu nome pra ocupar o maior posto desta IES.
Nomeado pelo presidente Bolsonaro para assumir a reitoria da UFMA pela terceira vez, após conquistar a maioria dos votos da ‘lista tríplice’, Natalino não usou do mesmo expediente, quando o assunto foi a escolha do seu vice-reitor.
Sabe-se, contudo, que ele está ampliando sua rede de poder, após rusgas com o PCdoB de Flávio Dino, Márcio Jerry, Nair Portela e do professor, vencedor da lista tríplice para a vice-reitoria da instituição. Portanto, esse seria o principal motivo da sua “escolha”.
******
Vice ou “versa-reitor” da UFMA?
Alguns “marcos” ficarão registrados na história da escolha do vice-reitor da UFMA deste “mandato”. Um deles é o fato de que o professor pós-doutorado, empossado no cargo, ficou em terceiro lugar na lista para esse fim. Isso causou rebates por parte do colegiado e de membros do PCdoB que interpretaram a indicação feita por “Natalino Salgueiro” como uma afronta à ex-reitora Portela.
Resumo do samba: Salgueiro vetou para a função, o comunista com “nome espírita” que ficou em primeiro lugar na consulta prévia. Isso causou choro e ranger de dentes na cúpula do PCdoB.
Mas, quanto ao atual vice-reitor, para muitos será rotulado de “versa”… Pelo menos, por enquanto!
******
Pré-candidatos a prefeito de A a ZÉ
O deputado estadual Zé Inácio (PT) não descarta a possibilidade de disputar o cargo de prefeito de São Luís em 2020. O anúncio tirou de circulação qualquer possiblidade de aliança com o PCdoB neste sentido, no primeiro turno.
Por outro lado, Adriano Sarney teve o seu nome indicado como pré-candidato do PV para sucessão de Edivaldo Júnior. E assim, a lista dos “prefeituráveis” vai se formando por ordem alfabética, de A a ‘ZÉ’.
******
Os pré-candidatos comunistas
O excesso de supostos pré-candidatos ao cargo de prefeito de São Luís dentro das entranhas do PCdoB tem causado uma espécie de ‘cólica abdominal’ na cúpula da legenda. Além do secretário Rubens Pereira Júnior e do deputado estadual Duarte Júnior, surgiram outras alternativas comunistas.
O presidente do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, teve o seu nome ventilado para tal fim. Por último, cogitou-se Jeferson Portela, titular da Secretaria de Segurança Pública. No entanto, Jerry foi taxativo ao dizer que o nome de Portela nunca foi mencionado para tamanha missão.
O que se sabe é que Jerry também encomendou uma pesquisa de campo para verificar as reais possibilidades de cada nome da legenda.
******
Portela 2022
Descartado pelo companheiro de partido como pré-candidato a prefeito de São Luís, o secretário Jeferson Portela mandou um recado para Márcio Jerry, dizendo que pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2022. Caso esse projeto se concretize, a disputa interna rumo à Brasília será ainda mais acirrada que 2018.
Além de Portela e Jerry, o deputado federal licenciado e secretário Rubens Pereira Junior (PCdoB) não vai querer ficar de fora de uma das cadeiras do Congresso Nacional em 2022.
Mas tudo dependerá do que pode vir a acontecer nas eleições de 2020…
******
O salto do Gigante da Colina
O Club de Regatas Vasco da Gama, uma das maiores agremiações esportivas do Brasil, mostrou porque razão é chamado de Gigante da Colina. O clube ultrapassou neste sábado a marca de mais de 120 mil sócios-torcedores, tornando-se agora, a terceira maior equipe no ranking do futebol brasileiro.
Depois de desbancar os paulistas Corinthians, São Paulo e Palmeiras, desta vez a vítima foi o Atlético Mineiro. Tudo isso é fruto do projeto Black Friday que está oferecendo ao torcedor vacaíno um desconto de 50% em alguns planos pelo período de 180 dias.
A promoção feita pelo Gigante da Colina se estenderá até o fim do Campeonato Brasileiro. Antes o “Vascão Machão da Gama” tinha 32 mil associados e agora, segue rumo a 150 mil para assim, poder desbancar o Flamengo (142 mil) e Internacional que tem 126 mil sócios-torcedores.
******
Mais contente que ‘pinto’ no lixo
Uma dessas pesquisas, “feitas sob encomenda”, apontaram que o ex-deputado Jota Pinto tem 31% das intenções de votos para prefeito de São José de Ribamar. O resultado da enquete deixou o presidente do ‘Patriotas’ com sorriso de orelha a orelha.
No cenário, no qual Jota Pinto aparece com 31%, o vereador Nonato Lima (PDT) atingiu 16,4% e o atual prefeito Eudes Sampaio 16%.
Interessante da tal pesquisa é o número “abstenção quanto à resposta da pergunta” feita pelo entrevistador. ‘Nenhum deles’ cravou 22,5% e 14,1% não souberam ou não quiseram responder.
******
NA HORA H volta do próximo Domingo D