Governo quer riscar 1.200 municípios do mapa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Governo Federal prevê a extinção de 1.200 municípios que, aos olhos da equipe econômica de Jair Bolsonaro, estariam causando prejuízo financeiro ao país. São cidadezinhas com menos de cinco mil moradores, que sequer, possuem receita para comprar material de expediente para uso em suas prefeituras.
Ainda de acordo com a PEC, estes municípios terão que provar receitas próprias e sua viabilidade econômica, sob pena de serem riscados do mapa e virarem bairros de cidades vizinhas a partir de 2025.
******
É o Apocalipse! Sobrou pra São Pedro e os Crentes
O ‘Mestre Charles Julinho’, fazendo uma leitura cirúrgica do caso da varredura de 1.200 municípios do mapa do Brasil, chegou à seguinte conclusão:
Caso essa PEC seja aprovada, pelo menos quatro municípios do Maranhão, que possuem menos de 5 mil moradores, vão virar bairros. São eles: a antiga cidade de Nova Iorque; São Félix de Balsas; Junco do Maranhão; e São Pedro dos Crentes, sendo esse último da lista, o município maranhense que deu mais votos para Jair Bolsonaro em 2018.
Diante da situação, tanto católicos, devotos de São Pedro, quanto os crentes ferrenhos, estão temerosos do que venha a acontecer com São Pedro dos Crentes, que tem apenas 4.668 habitantes. Das duas uma: o município eleva a sua receita própria para 10%, percentual similar ao dízimo, ou aumenta a sua população para 5.000 moradores.
Nesse caso, serão necessárias mais ou menos 350 novas ovelhas que deverão seguir rumo ao bom pastor, ou então o município pode acabar indo para as “trevas” no “apocalipse de 2025”.
******
Roseana dá as costas para Roberto Costa
Como sempre, o deputado estadual Roberto Costa (MDB), acabou se atrapalhando com a própria língua. Começou numa entrevista numa emissora de rádio local contando a longa história do MDB desde o tempo que disputava eleições contra a Arena, passando pelo PMDB e chegando de novo ao MDB de hoje.
Depois, ao falar de eleição municipal de 2020 na capital maranhense, iniciou um processo de endeusamento a Roseana Sarney, dizendo que ela é a responsável por tudo de bom que existe de malha viária, infraestruruta e mobilidade urbana em São Luís. Por fim, lançou por conta própria, o nome de Roseana Sarney como pré-candidata a prefeita da capital.
Ao saber da história envolvendo o seu nome, sem ser ouvida antes, ‘Rosinha’ não gostou da conversa do parlamentar, ‘chutou o pau da barraca’ e “ga-ran-tiu” que não é pré-candidata a nada e que não quer saber de palanque político partidário tão cedo. Virou as costas para o Costa…
******
“Eu, rei tô”: Sai Portela e entra “Salgueiro” na passarela
O presidente Jair Bolsonaro nomeou Natalino “Salgueiro” (ops!) Salgado para reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O professor-doutor foi primeiro colocado nas eleições internas da IES, com 60% dos votos.
Nesta quarta-feira (6), Natalino Salgado foi confirmado para o cargo, em substituição à atual reitora Nair Portela. Natalino, que toma posse neste dia 11 de novembro, assumirá a reitoria da UFMA pela terceira vez, pois já havia ocupado o posto em 2007 e 2015 e assim, pode pedir música no Fantástico.
Há quem diga que dois grandes padrinhos abraçaram a causa de “Salgueiro” na passarela. Seriam dois Robertos, um “rochedo” e outro “veloz”!
******
Audiência tumultuada
Informações dão conta que uma advogada, representante da empresa baiana ‘Sinart’, esculachou o secretário titular da Agência Maranhense de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo, chamando-o de mentiroso. Segundo a fonte, o parangolé foi em plena audiência, na presença do Juiz da Vara de Interesse Difusos e Coletivos, no Fórum Sarney Costa, no Calhau.
Resta saber qual teria sido a intenção da jovem do Direito, haja vista que a empresa baiana foi desclassificada da licitação referente à administração do Terminal Rodoviário de São Luís, pois perdeu o certame por não apresentar a documentação obrigatória prevista em edital.
******
Nota de Esclarecimento
Sobre a informação publicada no Blog Hora Extra no dia 3/11, a Equatorial Maranhão esclarece que após contato com a direção da casa de eventos, onde aconteceu o Festival de Carnes BBC SLZ 2019, identificou-se que um problema no grupo gerador contratado pela organização do evento foi a causa da interrupção no fornecimento da energia, exclusivamente naquele ambiente.
Diferente da informação do Blog Hora Extra, a Equatorial Maranhão informa também que a falta de energia elétrica no evento realizado no Hotel Blue Tree Tower, aconteceu em virtude de problemas nas instalações elétricas internas da subestação própria de exclusiva responsabilidade da administração do hotel.
Vale destacar que 99,8 % do tempo, os clientes da Equatorial Maranhão têm energia elétrica disponível em seus imóveis no estado.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão
*******
Teste de raciocínio lógico (Enem aí)
*** Qual será a empresa que, em busca da perfeição, tenta fazer merchandising dos seus ‘valores’, ‘missão’ e ‘visão’ até mesmo em ‘nota de esclarecimento’? A resposta certa vale 116 pontos.
*** Os plantões e algumas delegacias de polícia da Ilha passaram alguns dias sem poder emitir Boletim de Ocorrência, por estarem sem disponibilidade de internet. O motivo seria pane no sistema ou falta de pagamento ao provedor da ferramenta? A resposta certa vale 190 pontos.
*** Júnior X Júnior – O secretário Rubens Pereira Júnior, pré-candidato a prefeito de São Luís, bateu de frente com seu colega comunista, deputado Duarte Júnior. Ele disse que no PCdoB só tem espaço para um candidato e que “joga limpo”. Seria um recado ao “deputado xerox”? A resposta certa vale 65 pontos.
*** Dos 217 municípios maranhenses, 137 estão na malha por um esquema de corrupção que desvia de recursos do Fundeb. O assunto foi noticiado no Fantástico, citando as gestões de Monção e Miranda do Norte. Quantas outras cidades do Maranhão não foram mencionadas na reportagem do programa global? A resposta certa vale 78 pontos.
*** O clássico ‘Rivengo’ é o mais tradicional do futebol piauiense. Por coincidência, a Libertadores da América terá uma final similar. A Conmebol, para não melindrar o ‘papa argentino’ e a recém canonizada ‘santa brasileira’, transferiu a decisão do torneio de “São Tiago” para qual ‘cidade-fruta’, capital de qual ‘país-ave’, bastante apreciada no natal? A resposta certa vale um título.
******
NA HORA H volta no próximo Domingo D