Conhecido popularmente como pau d’arco, o ipê é uma árvore comum do solo brasileiro, conhecido por sua resistência e pela beleza de sua florada nas cores amarela, roxa, branca e rosa, no período da Primavera. Isso faz com que dezenas de cidades Brasil afora tenham em seus parques, jardins, praças e avenidas, espaço garantido para o plantio e conservação da tão resistente e bela árvore.
Em São Luís é possível encontrar alguns pés de ipê na fase adulta plantados em canteiros centrais de seus corredores viários. Na Avenida dos Holandeses, no trecho entre o retorno do Olho D’água e a via de acesso ao bairro Divineia (Avenida Brasil), algumas destas árvores embelezam o canteiro central, oferecendo sombra e exibindo flores amarelas e roxas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São quase vinte pés de ipê que estão condenados a serem cortados para dar lugar à faixa por onde deverá passar o famigerado BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus. Na medida em que as obras avançam no sentido Araçagy-Olho D’água, árvores e palmeiras de todos os portes que foram plantadas no canteiro da Estrada do Araçagy estão sendo arrancadas. Neste mesmo trecho onde estão os pés de ipês, plantas adultas frutíferas como mangueiras também deverão ter o mesmo destino.
Espera-se que a Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) tenha notificado o Impur (Instituto Municipal da Paisagem Urbana) ou se não, que informe o órgão enquanto antes, para retirar e dar destino certo a essas imponentes árvores, antes que máquinas da construtora responsável pelos serviços de implantação do BRT cheguem e promovam a derrubada desenfreada desses vegetais lenhosos.