A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou esta semana uma ação para a retirada dos contêineres para descarte de lixo ao longo da Avenida Litorânea. A medida faz parte do reordenamento dos serviços de limpeza urbana ao longo da via. Com a retirada dos equipamentos está sendo implantado um novo sistema de descarte e coleta na orla da cidade, que agora terá rota e horário específicos para os bares. A coleta diferenciada teve início nesta quarta-feira (14). O reordenamento do serviço de limpeza urbana ao longo da Avenida Litorânea integra a macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Gestão do prefeito Edivaldo reordena e torna mais eficiente serviço de limpeza urbana da Avenida Litorânea
Antes da mudança, o lixo produzido pelos bares da Avenida Litorânea era colocado nos 20 contêineres espalhados pela avenida, o que causava o descarte irregular. Com o novo modelo de coleta, cada bar terá de fazer o acondicionamento dos seus resíduos em suas dependências e não mais dispor na via pública, e entregar diretamente ao agente de limpeza urbana em horários pré-determinados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Às segundas o horário de recolhimento será 9h e 21h; de terça a sexta-feira, a coleta ocorrerá às 21h; sábados às 9h e 21h e domingos às 9h e 15h. A partir desta quinta-feira (15) equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana irão explicar para cada dono de bar como funcionará o serviço de coleta e como deverá ser feito o acondicionamento do resíduo.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, explica que a medida vai tornar o serviço de limpeza urbana mais eficiente na via. “A medida segue orientação do prefeito Edivaldo. A mudança acontece após reuniões com a Associação dos Microempreendedores do Ramo de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT). Com este novo modelo de coleta teremos maior controle do tipo e quantidade de resíduo produzido por cada bar. Este período inicial será de adaptação tanto para os nossos serviços quanto para os bares, mas à medida que formos fechando as etapas deste novo modelo de coleta na Litorânea vamos fazendo as adequações necessárias e os frequentadores logo irão perceber a mudança já que a avenida vai ficar mais limpa”, disse.
Para garantir a operação foram mobilizadas para a Avenida Litorânea diversas equipes de diferentes frentes de trabalho do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Além da retirada dos contêineres foi feita a limpeza com a máquina de lavagem hidrotérmica de todas as áreas em que os equipamentos ficavam instalados. Foram feitos ainda serviços de capina manual e retirada de areia do entorno dos antigos contêineres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
