SEM PÉ E SEM CABEÇA – Obras na Estrada do Araçagy provocam dúvidas, transtornos e irritação

O informativo semanal eletrônico ‘NA HORA H – Pílulas do Domingo D’ deste Blog Hora Extra, publicou ontem, matéria com o título ‘MOB executa obra sem pé e sem cabeça’. No corpo da notícia consta que a obra não dispõe de placa prestando dados sobre a execução dos serviços. No entanto, neste domingo (11), foi verificado que na altura do acesso à Praia de Araçagy foi instalada, recentemente, uma placa prestando as informações. Muito embora, de tamanho minúsculo, levando em conta o elevado custo e a grandeza da nomenclatura dos serviços.

Placa anunciando as obras de retirada do canteiro central e escavação da Estrada do Araçagy

Também neste domingo pela manhã e no final da tarde foram registrados grandes e demorados congestionamentos nos dois sentidos da Estrada do Araçagy. Situação parecida aconteceu na manhã de sábado, quando um enorme engarrafamento foi registrado no sentido Olho D’Água – Raposa, que chegou na altura da rotatória do Supermercado Bom Preço, sacrificando inclusive, a fluidez no trânsito da Avenida São Luís Rei de França, no mesmo sentido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Além dos transtornos que foram verificados no fim de semana, logo cedo, na manhã desta segunda-feira, uma extensa fila de veículos pôde ser verificada desde a altura do Bacuri Center, no Araçagy, chegando até o Colégio Marista.  Tudo isso tem causado revolta e irritação de motoristas e de quem utiliza o transporte coletivo e precisa transitar pelo local, pois a perda de tempo está comprometendo o cotidiano das pessoas. O motivo de tanta confusão no trânsito é que, com as obras, somente uma pista está podendo ser utilizada, e como o fluxo de carros, caminhões, ônibus e motocicletas neste horário é intenso, os congestionamentos são inevitáveis.

Obras tem causado transtornos, irritação por causa dos congestionamentos no trânsito

Quanto a pequena placa que exibe dados sobre os serviços na Estrada do Araçagy, em seu topo está a logomarca do Governo Federal e na base, o logotipo do Governo do Estado. Nela também estão contidas as seguintes informações: “Elaboração dos Projetos Básicos e Projetos Executivos com a Execução das Obras de Reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea, com a Implantação do BRT NA Região Metropolitana de São Luís-MA – Lote 02”.

Ainda estão inseridas  na pequena placa, informações sobre o custo e órgãos envolvidos nos serviços. O valor importa em mais de 87 milhões de reais e o prazo de conclusão da obra está previsto para novembro de 2020. A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos – MOB é o órgão responsável pela execução dos serviços e o financiamento é da Caixa Econômica Federal. Não consta, porém, placa adicional anunciando qual ou quais as construtoras envolvidas nos trabalhos.

A assessoria de comunicação da MOB informou ao Blog Hora Extra que essa é a primeira etapa dos serviços e que num outro lote, as obras vão seguir com  mesmas  características no  sentido do Condomínio Alfaville, onde será construída um terminal do BRT. Somente para lembrar, os serviços contemplam a retirada dos postes de iluminação pública e de árvores plantadas no canteiro central que também está sendo retirado para dar lugar a um ‘fosso’ (nova pista) por onde deverá passar o BRT. Um terceiro lote seguirá rumo à Avenida Litorânea. Ou seja, como noticiado por este portal eletrônico neste domingo, a obra começou no meio do caminho e por isso, o sugestivo título “SEM PÉ E SEM CABEÇA”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *