O que seria apenas um encontro gastronômico num restaurante árabe de São Luís, entre um arquiteto descendente de português, de nome Abraão Freitas Valinhas Neto, um engenheiro, de origem italiana, por nome Francesco Cerrato e as juristas Ambientais Lurian Nogueira Valinhas e Isabella Pearce de Carvalho Monteiro, acabou se transformando num arrojado empreendimento voltado para consultoria, engenharia e governança ambiental. Trata-se da Virtú Ambiental, concebida há 4 anos, por coincidência, na Semana do Meio Ambiente, exatamente no dia 8 de junho de 2015.

Os sócios da Virtú Ambiental, Lurian Valinhas, Abraão Valinhas Neto, Isabella Pearce e Francesco Cerrato
Até hoje, a Virtú Ambiental está instalada na mesma sede, um arejado ambiente, no térreo do Edifício Comercial Century, na Avenida dos Holandeses e consolidada no mercado, graças ao seu sistema organizacional, seus valores, visão e missão. No entanto, o que mais representa a excelência no atendimento do seu portfólio de serviços é o compromisso com o desenvolvimento sustentável na área em que atua, tanto para o setor público, quanto para a iniciativa privada. E esse conceito foi definido desde a concepção de sua logomarca, simbolizada pela unidade de um trevo verde, onde as quatro pétalas se encontram ratificando a união dos seus quatro sócios e a energia mútua transmitida pelos quatro elementos da natureza, também figurados no seu logotipo. Sua nomenclatura, Virtú, de origem italiana, representa virtude, ‘palavra-chave’ defendida por Abraão Valinhas Neto e Francesco Cerrato como “não esperar que as coisas aconteçam sem que antes, de forma preventiva, se faça um gesto, principalmente, em favor da questão humana e ambiental”. Em outras palavras, ‘virtú’ significa decidir com habilidade e precisão, buscando de forma planejada um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pautada na filosofia da excelência no que faz, a Virtú Ambiental atua de forma dinâmica no mercado regional, envolvendo pessoas, instituições e ideias através de avanços em níveis nacional e internacional, não esquecendo, porém, das peculiaridades e realidade da região em que atua. Para isso, uma equipe sintonizada e sincronizada, formada por profissionais motivados, comprometidos e qualificados, está sempre às ordens atendendo e entendendo do que faz. Não obstante ao quadro quantitativo formado por engenheiros ambientais, advogados, biólogos e arquiteto, a Virtú Ambiental dispõe de parcerias externas com profissionais especializados, quando o caso requer.

Integrantes da equipe de profissionais da Virtú Ambiental
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Requerimentos e recebimentos de licenças prévias para operação, estudos de impactos ambientais e suas compensações, destinação final de resíduos domésticos e industriais e o seu reaproveitamento são alguns dos tópicos exigidos de forma normativa pela atual Legislação Brasileira que trata do meio ambiente. Assim, o setor empresarial passou, quer por obrigação, quer pela consciência, a buscar consultoria, ferramentas, orientações e planejamentos específicos através de organizações especializadas neste tipo de serviço para atender solicitações de seus interesses junto aos órgãos oficiais nas esferas federal, estadual e municipal.
Nesta oportuna e crescente demanda, a Virtú Ambiental surgiu e se instalou de forma pulsante no mercado maranhense, em especial na Ilha de São Luís, e nacional, prestando consultoria de referência com acentuada abrangência. Atualmente, como consultora e facilitadora, a Virtú presta serviços de notável qualidade para uma expansiva carteira de exigentes clientes de setores importantes como o agronegócio (fazendas, granjas, abatedouros animais); logística (armazenamento, transporte e distribuição); construção civil (condomínios residenciais, empresariais e afins); área portuária; entre outros. Ressalta-se nesse contexto, que o segmento agropecuário é considerado o seu carro-chefe. Tanto é assim, que em março deste ano, a Virtú Ambiental, após detalhado planejamento e pesquisa, bem como rodadas de negociações, abriu uma filial no município de Balsas, para atender a robusta demanda de mercado existente no sul do Maranhão, Região Tocantina e adjacências.
OBRIGAÇÃO E CONSCIÊNCIA
É certo dizer que a Legislação Brasileira tornou-se mais eficaz e exigente na questão do desenvolvimento sustentável e da aprovação de projetos urbanos e rurais que causam impactos ambientais e suas compensações e reservas, com estudos necessários. Tudo isso, graças às conferências em níveis nacional e internacional, como a Rio+20 que provocaram novas regras e normatizações mais severas.
Desta maneira, empreendimentos nos setores portuário, agropecuário, energético, petroquímico, transportes, comunicação, industrial, comercial, construção civil, dentre tantos outros, para tocar seus projetos adiante, passaram a seguir o que diz a rigorosa legislação. Dentro deste cenário, investidores do mercado, ao serem cobrados e fiscalizados, iniciaram e seguiram um necessário processo de obediência às normas impostas pelos órgãos fiscalizadores, sob pena de sofrerem embargos, multas e outras sansões.
O bom deste novo cenário normativo é que a preocupação e o cuidado com o meio ambiente afloraram e passaram a despertar o interesse de parte do empresariado local e nacional, muito embora ainda de forma tímida. O importante de tudo é que nos dias atuais, a virtude está se sobressaindo ao virtual e o meio ambiente agradece.

Francesco Cerrato e Abraão Valinhas Neto em reunião de pauta
PERFIL DA VIRTÚ AMBIENTAL
Em linhas gerais, a Virtú Ambiental é o que se pode chamar de empresa ecologicamente correta, interna e externamente. Além de buscar o “futuro que todos queremos”, o empreendimento mostra na prática que é possível sair da inércia e planejar ações a curto, médio e longo prazo, em busca de soluções para a crise ecológica, garantindo assim um futuro promissor. Como exemplo simbólico, até mesmo parte da decoração e mobília de sua sede é feita à base de materiais reutilizados como paletes e uma parede surge, revestida com fita crepe. Folders que mostram o portfólio e contam a sua história foram impressos em papel reciclado e uma bobina de cabos elétricos vazia, serve de base para a mesa de reuniões.
Quanto a equipe de profissionais, as engrenagens estão muito bem alinhadas, tudo funcionando plenamente, tendo Francesco Cerrato no papel de ‘acelerador’, atuando comercialmente no mercado e abrindo novas fronteiras. Abraão Valinhas Neto, por sua vez, opera mais internamente, administrando e executando ações como se fosse um ‘câmbio automático’ sem direito a marcha à ré e quando necessário, ainda serve de ‘freios’ em eventuais intemperes. Enfim, todos juntos, fazendo esse veículo movido a paixão e energia renovável chamado Virtú Ambiental funcionar e sem poluir, tornando-se assim, exemplo de que é possível crescer como empresa, satisfazer o mercado e contribuir com o desenvolvimento sustentável.
——————————————
SERVIÇO
Virtú Ambiental
Avenida dos Holandeses, nº 14
Edifício Century, Térreo, Sala 02
E-mail [email protected]
CEP 65.071-380 – São Luís-MA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
