O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta terça-feira (30) que pediu ao Banco do Brasil que abrisse uma agência na única cidade do Maranhão que o elegeu. O banco, controlado pela União, tem ações negociadas na Bolsa de Valores e, por isso, tem sócios privados.
Em evento nesta terça-feira (30), Bolsonaro admitiu ter feito o pedido de instalação de uma agência no pequeno município de São Pedro dos Crentes (MA) diretamente ao presidente do banco, Rubem Novaes. Segundo o IBGE, a cidade tem pouco mais de 4.500 habitantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falta de uma agência bancária e de calçamento da via principal da cidade foi alvo de reportagem do jornal Folha de S.Paulo. Bolsonaro disse que telefonou a Novaes e solicitou a agência.
“Liguei para o presidente do Banco do Brasil e perguntei se ele tinha no plano social dele a implantação de microagências nesses locais. Ele disse que não existe. Então eu solicitei ‘existe a possibilidade de colocar uma agencia lá?’ E ele já botou”, afirmou o presidente. “Ficamos felizes com isso, atende o município que tem menos de 2 mil eleitores. Mas o que buscamos não é quantidade é qualidade.”
As tecnologias têm alterado a atividade bancária e vem provocando uma redução no número de agências pelos bancos. No ano passado, a Caixa anunciou a intenção de fechar agências consideradas insustentáveis.
A revelação de Bolsonaro ocorreu um dia depois de o presidente apelar publicamente ao Banco do Brasil para baixar a taxa de juros.
“Faltou complementar. Sem a complementação, fui massacrado por grande parte da mídia. Não posso esquecer nada, tenho de ser mais do que perfeito, tenho de ser sublime, senão tudo dá errado”, disse.
O presidente ressaltou que apenas dá sugestões aos auxiliares do governo e que “cada um cumpre se achar que deve cumprir”. (Portal Terra – Jornal do Brasil)