Como já acontece nas grandes metrópoles do eixo sul-sudeste do Brasil, onde a bilhetagem eletrônica já atinge quase 100% da frota de ônibus urbanos, na cidade de São Luís esse sistema começa a ser costurado e alinhavado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET). A proposta da entidade patronal é que essa implantação seja feita de forma gradativa e planejada para não causar efeitos colaterais, visto que nesse novo modelo de pagamento de passagem, a figura do cobrador (trocador) vai desaparecer por completo.
Para isso, o SET está “plantando” na imprensa local, informações de que com a bilhetagem eletrônica na frota que circula na Grande Ilha, o índice de assaltos a ônibus deverá diminuir ou até ser extinto. Ou seja, gera-se desemprego em massa, mas em contrapartida, o passageiro não estará mais exposto à violência e a falta de segurança comuns neste tipo de transporte de massa. Uma das notas que estão sendo repassadas pelo SET aos veículos de comunicação da cidade de São Luís sobre o assunto, tem o seguinte título: “Cenário nacional de automação em ônibus só traz vantagens e a segurança é uma delas”. A peça aponta que em Fortaleza, após a implantação do sistema eletrônico, houve diminuição de assaltos a ônibus no Ceará e que esse processo é uma “tendência nacional”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Outra capital nordestina que enfrenta o mesmo drama do alto índice dos assaltos a usuários de ônibus no país é Maceió (AL). Mas o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) Guilherme Borges de Oliveira afirma que a tecnologia é uma grande aliada contra a criminalidade. Ele planeja a implantação de 100% da bilhetagem eletrônica na capital alagoana ainda em 2019, de forma similar ao que foi feito em Fortaleza”, diz a nota enviada pelo SET que segue com a seguinte justrificativa:
“O SET / Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros já estuda como fazer essa implantação de forma gradativa e planejada, para que todos sejam beneficiados – cobradores com novas oportunidades de carreira em outras funções; usuários com mais tranquilidade e motoristas com mais segurança em sua jornada de trabalho, que atualmente é tensa e marcada pelo medo de não voltar vivo para a casa. E para evitar o desemprego de cobradores, o SET está oferecendo cursos gratuitos no Sest-Senat em outras funções”.
Resta saber quais são os cursos gratuitos que irão evitar essa gigantesca onda de desemprego no setor rodoviário local que há tempos aboliu, praticamente, a figura do ‘fiscal’ e tende a fazer o mesmo com a função de ‘cobrador’. E outra: em grande parte dos assaltos a ônibus, os larápios buscam pertences dos passageiros, tais como aparelhos celulares, joias, relógios e porta cédulas. Também não custa lembrar que o desemprego, além de ser um galopante problema social no país, é também fator de risco e causador de violência, em todos os sentidos. Com a palavra, o SET que neste Dia do Trabalho (1º de Maio), está celebrando a data com este presente para a categoria e o Sindicato dos Motoristas de São Luís.