PRESENTE AO TRABALHADOR – SET “prepara espírito” de cobradores para demissão em massa

Como já acontece nas grandes metrópoles do eixo sul-sudeste do Brasil, onde a bilhetagem eletrônica já atinge quase 100% da frota de ônibus urbanos, na cidade de São Luís esse sistema começa a ser costurado e alinhavado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET). A proposta da entidade patronal é que essa implantação seja feita de forma gradativa e planejada para não causar efeitos colaterais, visto que nesse novo modelo de pagamento de passagem, a figura do cobrador (trocador) vai  desaparecer por completo.

Para isso, o SET está “plantando” na imprensa local, informações de que com a bilhetagem eletrônica na frota que circula na Grande Ilha, o índice de assaltos a ônibus deverá diminuir ou até ser extinto. Ou seja, gera-se desemprego em massa, mas em  contrapartida, o passageiro não estará mais  exposto à violência e a falta de segurança comuns neste tipo de transporte de massa. Uma das notas que estão sendo repassadas pelo SET aos veículos de comunicação da cidade de São Luís sobre o assunto, tem o seguinte título: “Cenário nacional de automação em ônibus só traz vantagens e a segurança é uma delas”. A peça  aponta  que em Fortaleza, após a implantação do sistema eletrônico, houve diminuição de assaltos a ônibus no Ceará e que esse processo é uma “tendência nacional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Para garantir segurança, os empresários do setor de transportes vão trocar postos de trabalho por maquininhas (Foto Internet)

“Outra capital nordestina que enfrenta o mesmo drama do alto índice dos assaltos a usuários de ônibus no país é Maceió (AL). Mas o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) Guilherme Borges de Oliveira afirma que a tecnologia é uma grande aliada contra a criminalidade. Ele planeja a implantação de 100% da bilhetagem eletrônica na capital  alagoana ainda em 2019, de forma similar ao que foi feito em Fortaleza”, diz a nota enviada pelo SET que segue com a seguinte justrificativa:

“O SET / Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros já estuda como fazer essa implantação de forma gradativa e planejada, para que todos sejam beneficiados – cobradores com novas oportunidades de carreira em outras funções; usuários com mais tranquilidade e motoristas com mais segurança em sua jornada de trabalho, que atualmente é tensa e marcada pelo medo de não voltar vivo para a casa.  E para evitar o desemprego de cobradores, o SET está oferecendo cursos gratuitos no Sest-Senat em outras funções”.

Resta saber quais são os cursos gratuitos que irão evitar essa gigantesca onda de desemprego no setor rodoviário local que há tempos aboliu, praticamente, a figura do ‘fiscal’ e tende a fazer o mesmo com a função de ‘cobrador’. E outra: em grande parte dos assaltos a ônibus, os larápios buscam pertences dos passageiros, tais como aparelhos celulares, joias, relógios e porta cédulas. Também não custa lembrar que o desemprego, além de ser um galopante problema social no país, é também fator de risco e causador de violência, em todos os sentidos. Com a palavra, o SET que neste Dia do Trabalho (1º de Maio), está celebrando a data com este presente para a categoria e o Sindicato dos Motoristas de São Luís.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *