COLOSTOMIA – MPMA firma novo acordo para fornecimento de bolsas de coletoras

Em audiência realizada na manhã de quinta-feira, 4, no auditório das Promotorias de Justiça de São Luís, o Ministério Público do Maranhão firmou novo Termo de Audiência Sanitária com o Município de São Luís, o Estado do Maranhão e a Associação dos Ostomizados do Maranhão (Aoma) para garantir o fornecimento adequado de bolsas coletoras (colostomia) aos pacientes ostomizados do estado usuários do SUS.

O idealizador da mediação foi o promotor de justiça Herberth Figueiredo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Na reunião, um novo termo foi assinado para garantir a aquisição e distribuição das bolsas

A reunião teve a finalidade de verificar o cumprimento dos itens do acordo anterior, assinado em 12 de fevereiro com o Município de São Luís (atualmente responsável pela aquisição e distribuição das bolsas para todo o Maranhão).

A assinatura do termo anterior foi motivada pela suspensão da entrega do insumo durante quatro meses: de novembro do ano passado a fevereiro de 2019.

Das três cláusulas principais, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) cumpriu duas: realizou, no prazo de 10 dias, o levantamento de todos os pacientes que necessitam das bolsas no estado; efetuou, no prazo de 20 dias, a compra de modo emergencial dos insumos para distribuição aos municípios pelo período de 90 dias.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, das três empresas contratadas, uma atrasou a entrega dos produtos. No entanto, até o dia 3 de abril foram adquiridas e distribuídas 5.795 bolsas coletoras aos pacientes do SUS do Maranhão.

O Município de São Luís informou, ainda, que já foi realizada a licitação para a compra do produto para todo o restante do ano de 2019. Segundo dados da Semus, atualmente existem 1.196 pacientes ostomizados em todo o Maranhão, sendo 475 em São Luís.

Já o presidente da Aoma, Wanderley Garcia, apontou outro número de usuários do SUS que necessitam de bolsas coletoras: seriam 540 pacientes ostomizados em São Luís e 1.308 em todo o estado, inscritos no programa para dispensação deste insumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *