CHAGUINHAS X BOLSONARO – Em entrevista na manhã desta segunda-feira (18) na rádio Educadora AM 560, o vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PP) fez uma análise sobre a crise política no governo de Jair Bolsonaro envolvendo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.
Segundo Chaguinhas, é necessário que o presidente da República reveja suas ações que estão levando a uma crise política desnecessária.
“O presidente Jair Bolsonaro disse que iria sepultar a velha política do Brasil, mas pelo que tenho visto, enterrou apenas os corpos e ressuscitou alma e espírito que estão vagando no Palácio do Planalto. Temos 14 milhões de desempregados e vem Bolsonaro e o filho provocar uma crise que não existia em lugar algum, isso mostra que eles não estão preparados para conviver com o ‘mel’, eles ainda estão no samorá (própolis), eles precisam está preparados para conviver com o mel (executivo),ainda estão acostumados com o própolis (legislativo). Eles estão acostumados só com o própolis (estão muito azedos). É preciso que eles tenham cautela, estão assassinando a reputação, como fizeram com o ministro Gustavo Bebianno”, destacou Chaguinhas.
FÁTIMA ARAÚJO & ESCOLA DIGNA – A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), teve uma Indicação e uma Moção de aplausos aprovadas na sessão ordinária desta segunda-feira (18) na Câmara Municipal. Na indicação a Vereadora solicita ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para que a Unidade Integrada Santa Tereza, no bairro Cidade Operária, seja incluída no programa Escola Digna.
BÁRBARA SOEIRO & CENTRO SORRIR – Vereadores da Câmara Municipal de São Luís aprovaram, por unanimidade, em sessão ordinária, indicação da vereadora Bárbara Soeiro (PSC), que pede ao governador Flávio Dino (PCdoB), estudo de viabilidade de ampliação dos serviços de atendimentos da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) para demais bairros da capital maranhense.
A indicação de nº 033/19 apresentada pela parlamentar, tem como objetivo melhorar e estender o benefício a todas as comunidades que necessitam dos serviços gratuitos de alta complexidade e diagnóstico de câncer bucal pela clínica especializada no tratamento dentário.
CONCITA PINTO & LIBRAS PARA TODOS – Com o objetivo de suprir a necessidade de atendimento a todas as pessoas surdas e com deficiência auditiva que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libra), a vereadora Concita Pinto (PEN) apresentou um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da seleção e permanência de profissionais em Libras nas repartições públicas e privadas.
De acordo com a proposta da vereadora e por força da Lei 10.436, para o atendimento ao disposto nesta lei ficam órgãos municipais e particulares autorizados a efetivar convênios de cooperação técnica com Associação de Surdos do Maranhão (ASMA), CAS – Centro de Atendimento aos Surdos, Faculdade de Letras (na área de Libras).
RICARDO DINIZ & REGULARIZAÇÃO QUEBRA POTE – O vereador Ricardo Diniz (PRTB) encaminhou indicação ao governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB), pedindo providências na execução do levantamento topográfico, identificação de dominialidade e projetos de regularização fundiária de interesse social na área do bairro Quebra Pote, zona rural de São Luís.
Ricardo Diniz apresentou a proposta devido aos apelos da comunidade que espera pela regularização da moradia. “Morar irregularmente significa viver em constante insegurança, por isso a moradia regularizada além de ser um direito social é uma condição para a garantia para outros direitos constitucionais como trabalho, lazer, educação e saúde”, justificou.
MARCELO POETA & SEGURANÇA PRO ANIL – A instalação de câmeras de vídeo para monitoramento nas áreas onde estão instaladas escolas no bairro do Anil está sendo uma preocupação manifestada pelo vereador Marcelo Poeta (PCdoB). Citando as escolas CINTRA, Sá Vale, UEB Maria do Carmo entre outras, o parlamentar comunista está fazendo essa solicitação ao governador Flávio Dino (PCdoB) e aos secretários de Estado da Educação e da Segurança pública por meio da indicação nº 026/2019, de sua autoria.
Em sua justificativa, o parlamentar cita a prevenção e o combate a ações que possam resultar em atos de criminalidade como furtos, roubos, tráfico de drogas e a movimentação de veículos que podem ocasionar acidentes de trânsito nas localidades onde estão estabelecidas as instituições de ensino.
HONORATO COM BIBLIOTECÁRIOS – Discutir a realidade do livro, leitura e bibliotecas na capital maranhense. Esta foi a pauta da reunião realizada, nesta segunda-feira (18), entre o vereador Honorato Fernandes (PT) e um grupo formado por bibliotecários (as) e membros de entidades ligadas ao movimento literário de São Luís.
Dentre as demandas apresentadas, a necessidade de aplicar a Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares e de construção Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca.
Profissionais da educação, sobretudo os bibliotecários, têm travado uma luta árdua para sensibilizar o poder público municipal quanto ao cumprimento da Lei de Universalização de Bibliotecas Escolas (Lei nº 12.244/2010), assinada pelo ex-presidente Lula, em 2010, que estabelece que até 2020 todas as escolas públicas e privadas do Brasil terão de ter bibliotecas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE