O blog do Gilberto Leda publicou nesta terça-feira (22), notícias nada agradáveis para a saúde financeira do governo do Maranhão. As informações, com os títulos ‘Vice-almirante deve comandar Porto do Itaqui no governo Bolsonaro’; e ‘Antaq proíbe Emap de transferir recurso do Porto do Itaqui para o Estado’, narram que esse movimentado terminal portuário localizado na Ilha de São Luís e considerado a “galinha dos ovos de ouro” do governo Flávio Dino, deverá trocar sua administração de estadual para federal.
Em se concretizando esse fato, o Estado perderá pomposas e crescentes cifras “atracadas” a peso de dólar, o que naturalmente, vai gerar arrocho financeiro e agravar a crise econômica local. Não precisa dizer que o Porto do Itaqui é responsável por grande parte da arrecadação financeira do Maranhão e por tudo isso, Flávio Dino não vai querer entregar esse sólido fomentador de receitas, de mão beijada para o governo Bolsonaro se apoderar. Muito embora, o Porto do Itaqui seja de domínio federal.
Diante dos fatos, abrir mão de um “lago” na região portuária de São Luís ainda é razoável, mas perder um porto dessa natureza com toda imensidão do mar, não dá pra não espernear. Por isso, é melhor o governo estadual “entrar de gaiato no navio, do que entrar pelo cano.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE