SAUDADE – Época boa da abertura do Campeonato Maranhense com a ‘Taça Cidade de São Luís’ no Municipal

O Campeonato Maranhense de Futebol 2019 começa na noite deste sábado (19), com a partida entre Imperatriz x Santa Quitéria, no Estádio Frei Epifânio d’Abadia. A competição segue o calendário imposto pela CBF e conta com oito equipes.

Com certo saudosismo, sempre é bom recordar os antigos campeonatos estaduais realizados no Estádio Municipal Nhozinho Santos, nas décadas de 1970 e 1980, com o ‘torneio início’ e primeiro turno chamado de ‘Taça Cidade de São Luís’. A competição era formada, normalmente por oito ou dez equipes, tendo como os chamados “grandes”, por ordem alfabética, Ferroviário, Maranhão, Moto e Sampaio. Como clubes intermediários apareciam Imperatriz e Tocantins que faziam o clássico “Tocantriz” na região tocantina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Estádio Municipal Nhozinho Santos: fechado para uma reforma que se arrasta ha tempos e com poucas perspectivas de de ser reaberto para jogos (Foto Grupo Resenha Boliviana)

Entre os clubes pequenos destaque para São José e Vitória do Mar, sem esquecer, contudo, de Expressinho, Tupan, Boa Vontade e o simpático Bacabal, que representava a região do Vale do Mearim. Na capital, o único palco para os embates era o Estádio Nhozinho Santos, o ‘Gigante da Vila’, com seu charme e excelente localização que servia de incentivo para o torcedor ir à campo não somente nas tardes de domingo, como também nas noites de quarta, quinta-feira e sábado.

Os clássicos tradicionais eram alardeados fervorosamente pelas diversas equipes esportivas de rádio e obtinham lugar de destaque nas capas dos jornais da época. Além dos conhecidos ‘Maremoto’; ‘Samará’ e o ‘Superclássico’, naquele tempo, havia clássicos envolvendo a ‘equipe da Estrada de Ferro’. O chamado ‘clássico dos Tricolores’ e o ‘Ferrimar’ se referiam a jogos do extinto Ferroviário contra Sampaio e MAC, respectivamente.

Hoje, o Municipal está fechado para uma reforma que se arrasta há mais de ano e sem previsão para ser reaberto ao público. O secretário de Esportes do Município Rommeo Amin, numa recente ocasião, falou a este jornalista e editor do blog que o Estádio Nhozinho Santos será entregue em junho deste ano. Nesse tempo, o Campeonato Maranhense já terá encerrado e por enquanto, o jeito é o torcedor ir ao desproporcional em tamanho e deslocado Castelão. E fazer a sua parte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *