PERIGOSO E HORROROSO – São Luís tem mais postes do que árvores em suas ruas, praças e avenidas

Caso o número de postes fincados nas ruas, praças e avenidas de São Luís fosse convertido em árvores, São Luís do Maranhão, possivelmente, seria a cidade mais arborizada do mundo. O pior é que esteticamente, essas hastes de concreto nas mais variadas alturas e espessuras acabam por comprometer o paisagismo urbano da capital maranhense.

Isso porque, praticamente, toda rede de distribuição de energia elétrica é suspensa ou aérea e o cabeamento telefônico e de TV por assinatura
da cidade depende exclusivamente desses postes. Assim, em algumas vias de São Luís, podem ter instalados até oito postes na mesma esquina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Na rua das Paparaúbas, no bairro do São Francisco, muitos postes sustentando cabos telefônicos e fios de energia elétrica de alta e baixa tensão

A falta de planejamento, os improvisos e a indisciplina de empresas de distribuição de energia elétrica e prestação de serviços de telefonia são os principais fatores para esse panorama que também exibe emaranhados de fios, deixando a cidade mais feia. E essa infinidade de postes em calçadas e canteiros centrais de avenidas ainda é alvo de inúmeros acidentes de trânsito.

Fora deste cenário urbano de pouca beleza e bastante perigoso está somente parte do Centro Histórico de São Luís, onde toda rede elétrica e telefônica é subterrânea. Mas isso ainda é muito pouco, levando em consideração a expansão imobiliária da cidade. Portanto, torna-se necessário, a reorganização e o ordenamento destes serviços, missão espinhosa dos poderes constituídos, para se coibir ou amenizar esses abusos em plena área urbana desta cidade de tantos títulos. Assim, São Luís do Maranhão não terá o risco de ser batizada como “Capital Brasileira dos Postes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *