Na campanha eleitoral de 2010, a então governadora Roseana Sarney estava no poder graças à “puxada de tapete” contra seu antecessor Jackson Lago, ocorrida em abril de 2009. Roseana buscava a reeleição a qualquer custo e para isso, seus marqueteiros “jogaram pesado” em suas aparições no chamado “palanque eletrônico” que é a televisão.
Já na reta final da propaganda eleitoral da época, Roseana sobrevoou a Ilha de São Luís em um imponente helicóptero, e, de cima, mesmo com a voz trêmula, anunciou que, sendo reeleita, iria construir uma nova ponte na capital maranhense. Essas imagens foram mostradas exaustivamente durante a propaganda eleitoral da candidata, despertando a atenção do público telespectador.
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De acordo com a promessa da candidata, feita à bordo da aeronave, uma nova ponte surgiria sobre os rios Anil e Bacanga. O elevado “nasceria” na região da Península, próximo ao Iate Clube, alcançaria o Aterro do Bacanga, do outro lado da cidade e se estenderia até a área da comunidade Tamancão, na área Itaqui-Bacanga.
O nome da promessa foi bastante sugestivo, “Ponte Quarto Centenário”, afinal de contas, São Luís completaria 400 anos em 2012, portanto, dois anos após o referido pleito eleitoral. A ideia seria modernizar e dinamizar o trânsito entre as áreas nova e antiga da cidade e ao mesmo tempo, desafogar o carregado tráfego de veículos na primeira ponte sobre o Rio Anil e na Barragem do Bacanga, ambas construídas no final da década de 1960, por seu pai José Sarney, quando também governou o Maranhão.
O fato é que a tal promessa não saiu do discurso de campanha eleitoral e após ter sido reeleita, Roseana Sarney tratou de “remanejar” o sugestivo nome de “Quarto Centenário” para uma outra grande obra viária da capital maranhense. Foi então que aquela via construída com recursos federais oriundos do PAC Rio Anil, que beira o rio de igual nomenclatura, quando inagurada à “meia-boca” em seu governo, deixou de se chamar Avenida Governador Jackson Lago, para ser “batizada” de ‘IV Centenário’.
Somente para ilustrar e sustentar essa tese, foi no governo Jackson Lago que as obras do PAC Rio Anil mais avançaram, com a retirada de palafitas e construção de núcleos residenciais na região para as famílias de palafitados remanejadas da lama. Nessa mesma gestão, pontes e aterros foram erguidos para a criação da nova avenida.
Pena que a obra sofreu um brusco desvio na altura da comunidade ‘Imãos Coragem’, no bairro da Alemanha. O projeto inicial da agora Avenida Quarto Centenário seria seguir toda margem do Rio Anil chegando aos bairros Alemanha de Cima, Vila Palmeira e Anil. Mas…