Segundo Turno no Maranhão: é melhor “escutar” a voz da experiência e “constatar”

A TV Mirante divulgou nesta quinta-feira (23), a primeira pesquisa do IBOPE sobre intenções de voto do eleitor ao governo do Maranhão. O resultado mostra um cenário bem diferente das enquetes encomendadas nos últimos dias pelos veículos de comunicação ligados ao governador Flávio Dino (PCdoB).
No estudo de campo do IBOPE, Dino aparece em primeiro lugar com 43% das intenções de voto, seguido de perto pela candidata Roseana Sarney (MDB) com 34%. Na manhã de hoje, 24, o Jornal Pequeno publicou uma outra situação, indicando 61% para Flávio Dino, “garantindo” assim, a sua reeleição logo no primeiro turno. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Escutec.
O interessante dessa “enquete de encomenda” é que os números são ‘redondos’, não aparecendo no estudo, os chamados “indecisos” ou “em nenhum deles”.
Este jornalista, responsável pelo blog, conversou com um experiente e renomado professor de Estatística, conhecedor como poucos sobre pesquisa de campo, principalmente, as eleitorais.
A informação foi que, com base no resultado do IBOPE, a tendência é de crescimento da segunda colocada e queda do candidato que se encontra em primeiro. Com base nessa orientação passada por quem entende do traçado, não custa nada “escutar” a voz da experiência para “constatar” que a ordem natural dos fatos é que haverá segundo turno no Maranhão, para a escolha do futuro governante do Estado.
REVOADA – Para reforçar essa tese sustentada pelo mestre em pesquisas de mercado, com os números apontados pelo IBOPE, analistas políticos já estão prevendo uma revoada de lideranças políticas migrando da “Praça Vermelha” com destino ao “Largo Rosado”. Agora, é só aguardar…

IBOPE mostraFlávio Dino em primeiro seguido de perto por Roseana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *