NOVEMBRO AZUL – Prefeitura de Santa Helena desenvolverá campanha de prevenção ao câncer de próstata

O mês passado foi marcado pelas ações voltadas as mulheres no município de Santa Helena, por conta da campanha ‘Outubro Rosa’. Com o objetivo de atender o maior número de mulheres e ajudar a prevenir e identificar o câncer de mama, a Prefeitura de Santa Helena, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo o mês de outubro ações que tiveram como objetivo auxiliar as mulheres à ficarem atentas aos sintomas.

Todos de azul: Prefeito Zezildo Almeida e secretário de Saúde Fabio Nascimento

Palestras, autoexames e consultas, foram realizadas em postos de saúde da sede e da zona rural. O câncer de mama é muito comum e no Brasil, por ano, cerca de 2 milhões de casos são registrados. O início desta enfermidade na mama apresenta sintomas como: mamilo dolorido, nódulos ou secreção; e ao ser identificado, uma dessas anomalias é necessário fazer um diagnóstico o mais rápido possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Aproximadamente 600 mulheres foram atendidas, entre consultas com ginecologistas e mastologistas, além da coleta de preventivos e realização de testes rápidos.

Para o prefeito Zezildo este é um importante passo para o combate da doença, que precisa ser identificada à tempo e tratada, assim as chances de cura são maiores e é exatamente esse trabalho que a Prefeitura de Santa Helena faz, não só no mês de outubro, mas durante todo o ano.

Já o mês de Novembro, é voltado para os homens, com a campanha ‘Novembro Azul’, como foi intitulado o mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. A campanha também visa ajudar os homens a quebrar tabus no que diz respeito ao diagnóstico, com exames de ‘toque retal’ e através de PSA.

Igualmente ao ‘Outubro Rosa’, a Prefeitura de Santa Helena desenvolverá ações específicas para o ‘Novembro Azul’ com palestras, encontros e orientações aos homens helenenses. Tanto é assim que a Secretaria de Saúde estará disponibilizando a rede municipal de saúde para esse fim. (COM BLOG GLEICY FERREIRA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *